Visão

Antes de mais nada, é preciso visitar o oftalmologista regularmente. Para as pessoas que têm problemas de visão ou que já passaram dos 40 anos o ideal é que a consulta seja feita a cada 6 meses. Outra atitude fundamental é a auto-observação: vista cansada coceira nos olhos, dificuldade para focalizar imagens, lacrimejamento, todos esses são sintomas de problemas de visão, doenças ou alergias.

Os cuidados em relação a televisão e, principalmente, ao uso continuado dos computadores, são muito importantes. Recomenda-se que o usuário dê intervalos de uma em uma hora, para descansar os olhos, e que mantenha uma distancia de pelo menos 50 cm do monitor.

Muitas pessoas (não necessariamente as que têm olhos claros) são mais sensíveis aos raios ultra-violeta do sol. Por isso, o uso de óculos escuros de boa qualidade (que podem ser ou não de grau, dependendo do caso), são fundamentais para proteger a visão.

Quem usa lente de contato deve dar atenção especial a limpeza das lentes e ao uso continuado dos prazos estabelecidos. Quando isto não é feito, pode haver a proliferação de bactérias dentro dos olhos, o que causa infecções.

Fonte: Portal Terra